Outplacement: o que é e como funciona

Nos últimos anos as empresas têm ganhado força uma nova estratégia que busca minimizar impacto da demissão. É outplacement, uma expressão que pode ser traduzida pelas expressões recolocação profissional ou realinhamento de carreira. Na prática, é um apoio profissionalizado para que o recém-desempregado encontre um novo caminho, uma nova vaga para seguir em frente, deixando para trás trauma da demissão.

Pode-se afirmar que o outplacement veio para ficar. Hoje faz parte da prática de RH das boas organizações. É também visto como diferencial competitivo, pois oferece suporte na gestão e implantação dos seus processos de reestruturação. Não importa porte da companhia, cresce a participação do programa na dinâmica das mesmas, à medida que, a administração das empresas se atenta com lado humano da companhia. Aquelas organizações que se preocupam com seus profissionais também no momento de sua saída certamente merecerão a confiança dos que nela ainda trabalham.

O que é Outplacement?

Outplacement não é um termo tão novo assim. Criado na década de 60, nos Estados Unidos, como uma ferramenta em Recursos Humanos para auxiliar cientistas e engenheiros demitidos devido a crise no setor aeroespacial e de eletroeletrônicos, em busca de recolocação no mercado de trabalho.

Porém é somente alguns anos mais tarde que ele começa a se aprimorar e ser visto como um processo importante para as instituições. Com crescimento da taxa de redução de pessoal, demissões, deslocamento e demissões, particularmente durante as décadas de 1980 e 1990, as empresas estão cada vez mais a necessidade de algum tipo de assistência para reduzir trauma de redundância para dois funcionários para ser e aqueles que permanecem.

Em primeiro lugar, um processo de outplacement não lhe garantirá um emprego novo. Esse serviço – de recolocação profissional – pode ou não estar incluído no seu pacote. Esclareça isso antes de criar expectativas erradas. Mesmo que não inclua a garantia de recolocação, outplacement é uma atividade abrangente e importante para quem está em busca de um novo lugar para trabalhar.

Faz parte deste trabalho prestar ajuda no preparo do currículo, ensinar a fazer networking, analisar comportamento do executivo, fornecer informações sobre consultorias, processos de seleção, indicá-lo para vagas de Consultorias de RH, Headhunters ou empresas parceiras, provendo um trabalho fim-a-fim na transição de carreira do profissional.

O outplacement bem conduzido leva a resultados inegavelmente eficazes. É a forma mais adequada e econômica de implantar, com sucesso, projetos de reestruturação sem perdas de motivação e competência. É transformar a demissão numa oportunidade de mudança!

A aplicação do outplacement nas organizações

Para as empresas, este serviço possibilita atuar de forma socialmente responsável e em sintonia com as novas demandas do mundo atual. Permite, ainda, garantir a qualidade do clima corporativo e fortalecer a imagem institucional perante os públicos interno e externo.

O serviço de outplacement geralmente era – e ainda é – contratado pela empresa que tem um programa de demissão estruturado. Entretanto, num momento de crise como que estamos vivendo, muitas pessoas vêm sendo demitidas sem que a empresa se preocupe com futuro que as espera. Num momento de corte de custos extremos, as demissões por si sós representam um gasto muito significativo e muitas empresas deixaram de investir nesse serviço.

Uma figura que pode representar um importante papel neste processo é o headhunter. Ele é um consultor especializado em recrutar e selecionar profissionais com um perfil especifico pré-determinado pela empresa contratante, para um determinado cargo na organização. Uma das possibilidades possíveis ao Headhunter é buscar profissional requisitado em uma empresa de recolocação profissional ou outplacement.

Outplacement em Curitiba

Conheça a G4 soluções em RH, uma empresa especializada emprestar assessoria em recursos humanos em Curitiba. Nosso principal diferencial são as competências, habilidades e atitudes do corpo diretivo da G4 Soluções em RH. Atendemos nossos clientes de maneira ética, transparente e profissional, sempre na resolução de seus problemas, criando parcerias duradouras e sustentáveis. Ligue: (41) 3019-5068/ (41) 301942-96 ou acesse: http://www.g4rh.com.br/

outplacement

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
Abrir chat