RH Estratégico: o que é e como ele pode ajudar no crescimento da sua empresa

Você já deve ter percebido que a realidade do RH hoje em dia é diferente, se comparamos ao que era praticado há algum tempo. Antes, o RH era responsável só pela admissão e demissão de pessoas, além da função financeira. Hoje, além de gerir as questões burocráticas da empresa, o RH é responsável pelo crescimento de uma equipe, ponte dos funcionários com o alto escalão da corporação e, mais do que tudo, pela concretização da missão e valores da empresa. Nesse texto, você vai entender o que é o RH Estratégico e como ele pode ajudar você e a sua empresa a crescerem.

O que é RH estratégico?

Um RH estratégico é aquele se está inteirado dos processos da empresa e ajuda a organização e seus colaboradores a crescerem juntos e de forma integrada. Além disso, essa nova cara dos recursos humanos também é totalmente dinâmica, além de ser responsável por tornar os processos da empresa muito mais sinérgicos.

Qual o papel do RH estratégico?

quais-as-diferencas-de-um-rh-operacional-para-um-estrategico

O departamento de recursos humanos dentro das organizações atualmente se mostra estratégico e com várias táticas voltadas ao desenvolvimento dos profissionais e da própria empresa.

Para Gramigna (2007, p. 7) a área de Recursos Humanos, antes centralizadora e responsável por todos os processos de pessoal, vem assumindo, finalmente, seu espaço estratégico, descentralizando-se, distribuindo as responsabilidades para o desenvolvimento das pessoas aos gerentes diretos, instrumentalizando-se para uma nova ordem e partindo para uma gestão integrada e focada no negócio.

Um setor de RH estratégico deve estar atento às constantes mudanças do mercado, sem se descuidar da realidade das pessoas que compõem a organização onde atuam.

Sendo assim, quando o setor de RH assume essas características, ele se torna uma ferramenta poderosa à empresa. Com isso, O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO TANTO DA EMPRESA QUANTO DOS FUNCIONÁRIOS É UM REFLEXO DO BOM USO DAS ESTRATÉGIAS DESTE SETOR.

Como executar o RH Estratégico sem ter um setor de RH na empresa?

shutterstock_59294644

Pode sim, porém não de forma direta inicialmente. É de comum conhecimento que não são todas as empresas que disponham de um setor de RH estruturado e capaz de traçar as estratégias necessárias para que o setor possa ajudar a alavancar o desenvolvimento da empresa. Por isso, o que se indica é que se terceirize a implementação deste serviço à uma empresa séria e com a competência necessária para desenvolver tal projeto. Existem empresas especializadas que são capacitadas a desenvolver este tipo de projeto nas organizações. O importante é escolher uma empresa de confiança que desenvolva e aplique um projeto que resulte no desenvolvimento da organização de acordo com a realidade da mesma.

A G4 é uma empresa especializada em assessoria de RH para empresas. Com diversos projetos desenvolvidos na área temos orgulho de ter ajudado nossos clientes a atingir seus objetivos através de soluções inovadoras.

Rh sistêmico e estratégico em Curitiba

Conheça a G4 soluções em RH, uma empresa inovadora em soluções de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional Sustentável. Saiba mais sobre estas e outras soluções. Ligue: (41) 3019-5068/ (41) 9910-9827 ou acesse: http://www.g4rh.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
Abrir chat