Uma nova tendência em carreiras: a carreira em W

g4rh_carreiraw_blog_1

Há muitos anos subir na carreira era receber promoções e conquistar o cargo tão esperado de liderança, a carreira era uma trilha em linha reta onde os cargos a serem conquistados sempre subiam: operacionais > administrativo > supervisão > coordenação > gerencia e, quem sabe > diretoria ou a presidência de uma empresa, essa era a Carreira em Linha.

O tempo foi passando e as empresas começaram a perceber que alguns profissionais não serviam para serem líderes por melhor que fosse o trabalho deles. Ser bem sucedido na carreira não estava ligado a um cargo maior, eles apenas queriam ser reconhecidos por aquilo que faziam de melhor, muitas vezes por ser bons no que faziam eram promovidos e falhavam logo em seguida causando prejuízos à empresa, aos lideres e ate a eles mesmos.

Carreira em Y

Algumas décadas após esse contexto veio a Carreira em Y, onde todos começavam como aprendiz, depois estagio trainee > auxiliar operador > analista  assistente e em diante começava a separar os cargos onde um é Coordenador x consultor, Gerente x especialista, diretor x mestre, presidente x conselheiro.

Então cada cargo poderia estar ‘’escolhendo’’ o que preferia seguir, a carreira ‘’gerencial’’ ou a carreira ‘’técnica’’ de acordo com o seu perfil. Esse novo conceito permitiu a retenção de profissionais excelentes, porém percebeu-se que haviam alguns pontos escuros no decorrer do processo: os líderes de projetos. Eles não se encaixavam em nenhum destes pontos gerencial e técnico, foi então que começaram a testar a Carreira em W.

 

 g4rh_carreiraw_blog_2

Carreira em W

A carreira em W tem como objetivo assegurar que cada uma das pessoas tenham cargos com o mesmo nível de equivalência. Essa carreira é adequada tanto para empresas com realidade complexa quanto para as mais simples e, por isso, as empresas têm adotado essa “nova” abrangência, isso quer dizer que a opção existe, mas não vale para todos os funcionários.

Ela autoriza a existência de líderes técnicos e ao mesmo tempo direciona o desenvolvimento dos colaboradores que estão em níveis de senioridade menor, ou seja, é preciso colocar a mão na massa mesmo estando em uma posição de liderança. Para seguir essa trilha é preciso receber apoio da empresa no desenvolvimento das competências comportamentais, como gestão de relacionamento, feedback, coaching, tomada de decisões e outras, preparar o profissional é fundamental para que ele traga resultados positivos.

g4rh_carreiraw_blog_3

Outra característica desta carreira é a flexibilidade para novas possibilidades profissionais, por exemplo, um Analista Pleno de Marketing pode candidatar-se a uma vaga de Analista Pleno em Administração, conseguindo assim adquirir novos conhecimentos em uma nova área de interesse. São inúmeras as movimentações que podem ocorrer, transversal, vertical ou horizontal, assim a empresa pode gerar maior satisfação em seus colaboradores, encontrar talentos e ter maior competitividade no mercado de trabalho.

Recrutamento em Curitiba

Conheça a G4 soluções em RH, uma empresa inovadora em soluções de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional Sustentável. Saiba mais sobre estas e outras soluções. Ligue: (41) 3019-5068/ (41) 9910-9827 ou acesse: www.g4rh.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
Abrir chat