Mantendo a motivação entre o efetivo da organização

projetos

Atualmente, o setor de recursos humanos das empresas tem a árdua tarefa de trabalhar em cima da motivação profissional de seus colaboradores. Sendo essa uma tarefa extremamente difícil e que vem apresentando resultados não tão satisfatórios quanto se gostaria.

Como Fazer para manter seus colaboradores motivados?

Motivação vem de movere (latim) e significa motivo para a ação, e de fato é esse motivo que faz com que um indivíduo se dedique inteiramente à conquista de um determinado objetivo. Esse sentimento está suportado por necessidades, propósitos, crenças, ambições, ou, ainda, pelo senso de pertencimento à empresa e pela identificação do profissional com a cultura e a missão da organização. Dessa maneira, é fácil perceber que esse profissional se torna muito mais produtivo, engajado e disposto a colaborar verdadeiramente para sucesso dos negócios.

A implementação de projetos na empresa com o intuito de estimular a motivação dos colaboradores faz toda a diferença. Porém, a motivação é algo extremamente subjetivo. Com isso, é necessário que se entenda completamente o funcionamento dos processos dentro da organização, para que, após compreender os anseios dos colaboradores, se possa implantar os projetos mais adequados à realização deste objetivo.

Porém, isso é algo extremamente complexo de se fazer. O estudo, elaboração e implementação de projetos com este fim devem ser elaborados por profissionais qualificados, que possam efetivar projetos da maneira correta.

Os gestores tem um papel fundamental na implantação de projetos de motivação aos colaboradores

Os gestores têm papel fundamental na motivação de seus liderados e, consequentemente, na produtividade individual e coletiva. Na verdade, são os principais responsáveis por promover um clima organizacional agregador e colaborativo, por incentivar amadurecimento dos colaboradores, por identificar os potenciais e, acima de tudo, por dar exemplo, orientar, engajar e inspirar time.

A área de RH deve liderar a elaboração desse plano de recursos humanos, com participação intensa dos gestores. Caso os lideres não tiverem a senioridade e a competência adequadas, a área de RH não terá respeito necessário para conduzir com sucesso esse processo. Quem implanta plano estratégico de RH são os gestores; a área de RH provê a eles as ferramentas, know how e apoio para que desempenhem com eficácia seu papel.

Ter líderes competentes e que gostem de pessoas é muito importante. O gestor precisa ter perfil de liderança, não pode mais se comportar como chefe. O bom líder tem seguidores e parceiros e deve saber quem é cada um da equipe. A implementação deste tipo de processo exige que trabalho da liderança e os resultados sejam acompanhados de perto. Os fatores que motivam uma pessoa a se comprometer com a organização devem ser conhecidos pelo líder. Ele ajuda a identificar que impede ou ajuda na busca pela qualidade e a estabelecer ações gerenciais que ajudem a solucionar os entraves.

É necessário foco para manter seu colaborador motivado

Com metas claras e bem definidas, é possível criar campanhas direcionadas. Claro que salário mensal já é grande motivador dos colaboradores. Porém, se há uma campanha ou uma meta específica que se deseja atingir, nada mais válido que haver uma recompensa pelo empenho extra e pelo engajamento do profissional.

Em todas as companhias e nas mais diferentes atividades, os profissionais querem e precisam se sentir parte do processo. As campanhas de reconhecimento exercem esta função e ajudam a criar no colaborador a sensação de que reconhecer bom desempenho faz parte da cultura da companhia.

Assessoria em recursos humanos em Curitiba

Conheça a G4 soluções em RH, uma empresa inovadora em soluções de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional Sustentável. Saiba mais sobre estas e outras soluções. Ligue: (41) 3019-5068/ (41) 9910-9827 ou acesse: http://www.g4rh.com.br/

e.mail: contato@g4rh.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
Abrir chat