Saiba mais sobre o processo de mapeamento de competência nas organizações

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Antes de começarmos a falar do mapeamento em si é importante definir que é competência. De maneira bem simples, competências são aquilo que você precisa ter em termos de técnicas, habilidade e conhecimentos para fazer determinada função. Mesmo esse conceito simples ainda é bem abstrato e difícil de definir.

Sendo assim, a competência é o conjunto de características pessoais de ordem psicológica, comportamental, intelectual, além de habilidades/conhecimentos específicos que permitem aos colaboradores alcançarem resultados e objetivos organizacionais estipulados para uma determinada função. Portanto, para gerir as competências das pessoas, é necessário observá-las por meio de comportamentos, avaliá-las dentro de padrões mensuráveis e desenvolvê-las por meio de um processo de treinamento e aprendizagem.

As organizações que se destacam são aquelas que sabem gerir e valorizar seus colaboradores

Segundo Chiavenato (1999), na era da informação, lidar com as pessoas deixou de ser um problema e passou a ser a solução para as organizações. Mais do que isso, deixou de ser um desafio e passou a ser a vantagem competitiva para as organizações Bem-sucedidas. Neste novo modelo de gerir pessoas, a valorização, desenvolvimento e comprometimento dos colaboradores com os resultados os transformam em parceiros da organização, contribuindo positivamente cada vez mais com a organização. Desta forma tornam-se agentes ativos de todo processo que envolve a transformação dos Recursos Humanos, burocrático e operacional para os Recursos Humanos estratégico focado nas pessoas.

Tendo por base significado de competência, podemos definir a gestão por competências como uma alternativa de modelo gerencial que busca compreender quais são as competências organizacionais críticas para sucesso empresarial. O perfil do colaborador permite aos empregadores destacar valor e as qualificações que trazem para a organização, oferecendo completa visibilidade dos dados críticos e muitas vezes desconhecidas sobre seus funcionários.

O mapeamento de competências

Mapeamento de Competências é uma atividade pertencente ao planejamento estratégico das organizações. Ele tem como finalidade fornecer um diagnóstico preciso para planejamento das ações de gestão de pessoas, bem como para se promover ações de valorização dos servidores.

Com isto, as organizações perceberam a urgência em modificar a sua maneira de gerenciar e administrar seu banco de talentos. De acordo com Barbieri (2012), os sistemas de capital humano são uma fonte geradora de competências organizacionais que permitem à empresa aprenderem e capitalizar-se, gerindo melhor suas oportunidades de negócio. Diante disso, conclui-se que as organizações que tem uma gestão de pessoas que procura desenvolver e manter seu capital humano como ativos estratégicos são vistos como organizações que tem um grande poder de competitividade no mercado gerando assim um diferencial perante a concorrência.

Portanto, a organização deve, continuamente, identificar as competências fundamentais, isto é, fazer mapeamento de competências, para garantir a eficiência e eficácia dos seus processos e verificar se existe carência em seus recursos humanos, de modo a supri-la, no menor espaço de tempo, sem prejudicar a sua atividade principal.

Mapeamento de competências em Curitiba

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