A importância dos Recursos Humanos em uma organização

Você sabe o que é Recursos Humanos? Sabe como esta área funciona? A importância dessa atividade em uma empresa se dá pelo fato de que ela lida com os funcionários e a organização diretamente, mediando qualquer tipo de necessidade de ambos. Uma boa comunicação das partes faz com que a empresa possa fluir com excelência e eficácia e seja proveitosa para todos os funcionários. Por se tratar de uma área que está intrinsecamente ligada à psicologia, é o RH quem vai incentivar os funcionários para que estejam motivados a trabalhar com afinco, seja com palestras motivacionais, comemoração de datas comemorativas (externas ou próprias da empresa), eventos esporádicos… Tudo para que a empresa possa galgar espaço no mercado. Leia mais nesse artigo e fique inteirado sobre o assunto.

As atividades do RH vão além de entrevistar, selecionar, contratar e demitir funcionários… A gestão de pessoas é responsável por agregar valor, cuidar, supervisionar e motivar os colaboradores de uma organização. Esses fatores estão ligados diretamente ao crescimento da empresa, pois o empenho dos funcionários irá refletir nos resultados finais da organização. Todavia, não se trata apenas da relação com os funcionários dentro da empresa, mas também entender sua posição no mercado e estar antenado com o ramo do negócio que estão exercendo.

 

A história do RH

A relação funcionário/empresa mediado pelo RH surgiu em meados do fim do século XIX, depois da Revolução Industrial. Mas somente em 1930 com a Teoria das Relações Humanas, notou-se que não são os aspectos de condições físicas ou ambientais que resultam numa boa produtividade, mas sim pelos fatores psicológicos que estão associados ao bem-estar motivacional do empregado.

Novas teorias foram sendo inseridas nessa área para que os desempenhos fossem amadurecendo e gerando mais resultados. A Pirâmide de Maslow, as Dinâmicas de Grupo de Kurt Lewin e mais teorias de lideranças ajudaram nesse processo. Já falamos aqui no blog sobre RH Estratétigico também, vale a pena conferir.

 

recursos-humanos-g4rh-2-jpg

 

SEGMENTOS DO RH:

Quanto maior a empresa, mais segmentado o RH precisa ser, pois dessa maneira conseguirá dar conta de todos os funcionários e tarefas. Confira:

Provisão de recursos humanos

Esta área é a responsável pelo recrutamento e seleção de candidatos necessários à empresa. É missão do profissional de provisão de recursos humanos realizar o planejamento, recrutamento e seleção de novos colaboradores. É importante que as estratégias utilizadas por este segmento do RH estejam alinhadas com as outras áreas.

 

Aplicação de recursos humanos

O profissional responsável pela aplicação de recursos humanos tem como principal tarefa integrar os novos colaboradores, ministrar treinamentos e realizar a avaliação de desempenho dos iniciantes para que possam assumir as suas tarefas de forma satisfatória dentro da empresa.

 

Recompensar pessoas

É a área responsável pela elaboração de um planejamento detalhado da forma que a empresa buscará recompensar os colaboradores que apresentam bom desempenho, seja por meio de bônus e gratificações financeiras ou através de meios indiretos de recompensa.

 

Manutenção de Recursos Humanos

A manutenção dos recursos humanos é a área responsável pelo ciclo motivacional dos colaboradores. É sua função proporcionar condições ambientais, remuneração, recompensas e punições. Sua principal responsabilidade é reduzir a rotatividade de talentos.

 

Desenvolvimento de Recursos Humanos

Responsável pela identificação e desenvolvimento de potenciais talentos. A área é responsável pelo treinamento e coaching dos profissionais.

 

Monitoramento de Recursos Humanos

O monitoramento visa observar os dados mais importantes sobre os colaboradores, tanto no que diz respeito aos resultados apresentados, como ao comportamento e conduta profissional.

Fonte: ibccoaching.com.br

 

RECRUTAMENTO EM CURITIBA

Conheça a G4 soluções em RH, uma empresa inovadora em soluções de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional Sustentável. Saiba mais sobre estas e outras soluções. Ligue: (41) 3019-5068/ (41) 9910-9827 ou acesse: www.g4rh.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
Abrir chat