Como se portar durante uma entrevista de emprego

Uma entrevista é uma oportunidade para aprender sobre a empresa, e vice-versa, mas você pode perder a posição se você não mostrar quanto você quer esta vaga – e isso inclui fazer sua lição de casa e aprender tudo que for possível sobre a empresa e seus entrevistadores.

Antes da entrevista

Elabore seu currículo de forma sedutora: elabore um currículo com visual clean, de fácil e atraente leitura. Ninguém gosta de ler um curriculum todo colorido, cheio de colunas e tipografias diferentes. Faça algo simples, criativo e inteligente. Não se esqueça de colocar todas as informações relevantes, experiências e projetos passados, habilidades adquiridas, cursos extracurriculares, etc.

Tente estudar mais sobre a linguagem corporal e sobre expressões faciais, isso te possibilitará perceber algumas reações do entrevistador, e te permitir ajustes durante curso da entrevista. Mas atenção! Busque material sério, nada de livros que abordem assunto com a famosa PNL (Programação Neuro Linguística) Evite dicas do tipo “descubra se é mentira ou verdade através do movimento dos olhos”, pura conversa.

Pesquise sobre a empresa: recebeu um convite para um processo seletivo? Ótimo! Pesquise máximo possível sobre a empresa, sua atuação, organização e as últimas notícias do mercado em que ela se encontra. Você poderá mostrar ao recrutador que tem interesse genuíno naquela vaga e que é um profissional que preza pela preparação e estudo de qualquer fator, para qualquer finalidade.

Durante a entrevista

Para entrevistador não interessa que aconteceu na sua vida quando você tinha 5 anos ou se seus pais brigavam muito na sua adolescência e quanto isso te marcou. A resposta a esta pergunta, que deve ser pensada, se possível com antecedência vai focar nos aspectos importantes da sua educação (dependendo do cargo que você está concorrendo), vida profissional (se tem experiência ou não, como adquiriu tal experiência e se não tem quanto você é capaz de contornar a falta dela) e sua situação atual são suficientes.

Algumas atividades ligadas diretamente ao tempo de sua formação também podem ser dados importantes para uma melhor caracterização de seu perfil. Coisas como participação em grupos de trabalho, pesquisas científicas patrocinadas por escola / universidade, participação política na universidade, desenvolvimento de projetos etc. Podem ser usadas em função de uma melhor caracterização de seu histórico, tendo em mente sempre a questão da relação com que você procura e as necessidades do entrevistador, do cargo e da empresa.

Seja educado. Ouça todas as questões completamente antes de começar a respondê-las. Nunca presuma que entrevistador leu seu currículo, mas não trate como se não tivesse feito também.

Ter cuidado com que você fala: outro fator analisado durante as dinâmicas é a desenvoltura de comunicação, clareza e coerência dos candidatos. Expressar-se bem não é falar “difícil”, mas sim conseguir ser sucinto e bem entendido por todos. Gírias e palavrões, obviamente, estão barrados e nunca devem ser usados, nem mesmo em processos seletivos mais informais.

Depois da entrevista

Terminada a entrevista você estará ansioso para saber resultado. Cuidado, não deixe que essa ansiedade comprometa sua imagem. Por isso, não fique ligando ou escrevendo para entrevistador para saber se foi aprovado ou não. Se desejar escrever para ele, mande um e-mail agradecendo a gentileza com que ele recebeu. Como ele, provavelmente, entrevistou vários candidatos, essa sua mensagem poderá fazer com que ele se lembre de você de maneira positiva. Lembre-se de revisar bem a escrita, de enviar e-mail para a pessoa certa e de identificar-se.

Serviços de recursos humanos em Curitiba

Conheça a G4 soluções em RH, uma empresa especializada emprestar assessoria em recursos humanos em Curitiba. Nosso principal diferencial são as competências, habilidades e atitudes do corpo diretivo da G4 Soluções em RH. Atendemos nossos clientes de maneira ética, transparente e profissional, sempre na resolução de seus problemas, criando parcerias duradouras e sustentáveis. Ligue: (41) 3019-5068/ (41) 301942-96 ou acesse: http://www.g4rh.com.br/

entrevista de emprego

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
Abrir chat