Empregos temporários – Saiba como funciona, para empregados e empregadores

 

O número de empregos temporários é bem expressivo no mercado de trabalho. É um fator interessante para o País, pois movimenta a economia e ajuda empregadores e empregados. As remunerações variam de acordo com as funções e pessoas de 22 a 35 anos estão entre as preferidas para ocupar estas vagas. Os empregos temporários são ótimas oportunidades para quem está com dificuldades de ingressar no mercado de trabalho em época de crise, pois a preferência para ocupação de um cargo fixo é de quem se saiu bem no período temporário e demonstrou interesse em continuar desempenhando as atividades.

 

A NECESSIDADE DE CONTRATAÇÕES TEMPORÁRIAS

 

g4rh-empregos-temporarios-jpeg

Em períodos específicos do ano, são comuns as contratações temporárias. Isso se deve pelo fato de que as vendas são alavancadas consideravelmente. Os maiores exemplos são os períodos da Páscoa e Natal, em que as taxas de vendas são pico de arrecadações. O volume de produção aumenta e, por isso, há a necessidade de contratações extras. Como a grande oferta e demanda desses períodos são sazonais, os contratados têm data prévia para término de suas atividades.

O bom é que essas datas não servem apenas para a ampliação do numero de vendas, mas se trata de um momento ideal para posicionar-se no mercado e conquistar novos clientes. Oportunidade na qual o contratado pode aproveitar também, pois a chance de efetivação para quem já desenvolveu tal atividade e já é conhecido pela empresa, aumenta expressivamente.

 

POR QUE ADERIR EMPREGOS TEMPORÁRIOS?

É uma ótima oportunidade para quem está à procura de emprego em época de crise. Uma renda considerável para quem precisa de um dinheiro extra ou para a empresa que necessita de mais trabalhadores produzindo.

Isso traz movimento a economia e, sabendo lidar com o mercado, só traz benefícios, tanto ao contratado quanto ao contratante.

AO CONTRATADO

Requisitos para ocupar as vagas

Segundo pesquisa feita pelo Centro Nacional de Modernização Empresarial (CENAM) em 2016, candidatos entre 22 e 35 anos são os mais requisitados. Ensino médio completo e procura de primeiro emprego somam 85% do total de contratações. Entre os quesitos de avaliação, constam: comportamento durante a entrevista, vestimenta, oratória e qualificações necessárias para desempenhar a atividade.

Sobre as vagas

A área operacional é a mais contratante, com a atividade de vendedor sendo a que mais contrata. Seguida de promotor de vendas, auxiliar, repositor e fiscal de loja, diz essa mesma pesquisa.

Com remunerações entre R$1.100,00 a R$1.452,00 os contratos oscilam de 61 a 90 dias, com benefícios de vale-refeição, vale-alimentação e seguro de vida.

Efetivação

Para quem tem interesse de ser efetivado na função é de suma importância saber se portar adequadamente, respeitar os horários, ser cordial com colegas de trabalho, demonstrar interesse na vaga pós-término de contrato e desenvolver a atividade com excelência.

Saber se portar no momento da entrevista lhe concederá pontos extras para ser contratado, caso tenha dúvidas consulte nosso outro artigo recolocação profissional sustentável: Algumas dicas de como se dar bem na entrevista de emprego.

g4rh-empregos-temporarios-2-jpg

AO CONTRATANTE

É importante saber previamente quais as características que um candidato deve possuir para ocupar a vaga. Especificar claramente o que a empresa procura para que gere identificação nos pretendentes à vaga.

Saiba se comunicar e divulgar a vaga, bem como sua empresa; invista em ofertas desses empregos temporários em mídias sociais, pois grande parte do seu público faz uso da mesma.

Oferecer as necessidades básicas para que o contratado possa desenvolver as atividades com eficiência. Um ambiente agradável, limpo, oferecer vale-transporte, vale-refeição (dependendo do horário) e uma remuneração equiparada com a atividade exercida. Além disso, oferecer plano de cargos e salários também atrai ótimos candidatos.

 

RECRUTAMENTO EM CURITIBA

Conheça a G4 soluções em RH, uma empresa inovadora em soluções de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional Sustentável. Saiba mais sobre estas e outras soluções. Ligue: (41) 3019-5068/ (41) 9910-9827 ou acesse: www.g4rh.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
Abrir chat