Contratação: do currículo à promoção

A situação econômica e politica atual do país não está fácil, a tão comentada crise está aí e com ela veio os altos índices de inflação e desemprego. Isso faz com que o mercado recue em seu crescimento, consequentemente a isso, ele deixa de fazer novas contratações e se contrai. Sendo assim, está difícil de adentra-lo. Pensando nisso a G4 RH preparou algumas dicas de como você conseguir um emprego e também de como se manter nele.

Qualificação: sempre uma boa aliada

Outro ponto muito importante é a constante qualificação e aprimoramento profissional, estar sempre atualizado sobre sua função é de extrema importância para que você possa exercê-la de forma plena e correta. Tendo uma constante atualização técnica de suas atividades você estará se tornando um profissional valorizado no mercado, que é um perito em determinada área e como tal merece reconhecimento e garante seu emprego.

Cuide com o currículo e a entrevista

Elabore seu currículo de forma sedutora: elabore um currículo com visual clean, de fácil e atraente leitura. Ninguém gosta de ler um curriculum todo colorido, cheio de colunas e tipografias diferentes. Faça algo simples, criativo e inteligente. Não se esqueça de colocar todas as informações relevantes, experiências e projetos passados, habilidades adquiridas, cursos extracurriculares, etc.

Durante a entrevista, seja educado. Ouça todas as questões completamente antes de começar a respondê-las. Nunca presuma que entrevistador leu seu currículo, mas não trate como se não tivesse feito também.

Ter cuidado com que você fala: outro fator analisado durante as dinâmicas é a desenvoltura de comunicação, clareza e coerência dos candidatos. Expressar-se bem não é falar “difícil”, mas sim conseguir ser sucinto e bem entendido por todos. Gírias e palavrões, obviamente, estão barrados e nunca devem ser usados, nem mesmo em processos seletivos mais informais.

Conseguiu o emprego, e agora?

Algumas atitudes profissionais são de extrema relevância para a manutenção do seu cargo na empresa, afinal, a empresa te contratou pela sua capacidade exercer determinada função, demonstre o quão capacitado para isso você é.

Ter autocontrole para distrações é um dos pontos que auxiliam, e muito, para manter-se em sua função. Pois, somente com isso, você conseguirá produzir os mesmos resultados mesmo sem supervisão, isso denota que a empresa pode contar com você sempre.

Além disso, a organização é fundamental, um profissional organizado é sinônimo de agilidade, pois se achar em meio á bagunça demanda tempo. Aliado a organização também está a assiduidade do funcionário e esse ponto é fundamental, o profissional pode ser excelente em vários aspectos, mas com certeza, ao ter que optar entre seus colaboradores para demitir um, a pessoa que chega sempre atrasada estará entre os primeiros nomes da lista do gestor.

Atitudes que fazem a diferença

Um profissional é feito de atitudes, optar por não ser o “profissional padrão” é importante para se destacar positivamente na empresa.

Um colaborador que sempre busca apresentar mais do que lhe foi solicitado, fazendo isso de forma séria, organizada e rápida é sempre tido com alguém que o líder pode contar dentro da organização.

Quando a empresa te contrata ela espera, mesmo que subliminarmente, que suas atitudes pessoais não se sobressaiam ao profissional e, caso isso aconteça, que seja de forma positiva. Então é muito importante ter em mente pensamentos que busquem educar sua vida pessoal pra trabalhar em conjunto com seu perfil profissional, ou seja, deixar que apenas os seus aspectos pessoais mais favoráveis se sobressaiam, positividade e bom humor (de adequada moderação) são exemplos de atitudes da vida pessoal que são aceitas no trabalho.

Caso não se tenha essas atitudes no dia-a-dia, é importante que sejam trabalhadas, desenvolvidas e adaptadas ao seu perfil profissional, afinal, ser positivo e bem humorado são atitudes que os superiores sempre observam e valorizam.

Outro ponto muito importante que um profissional deve observar numa empresa é a forma com que se relaciona com os superiores e colegas de trabalho. Uma pessoa que sabe trabalhar bem em equipe é muito bem vista aos olhos da organização. Sim, é necessário muito jogo de cintura em alguns casos, porém é algo de uma magnitude tão grande que merece uma atenção especial do colaborador.

Nenhum emprego é igual ao outro

Uma empresa ao contratar um colaborador, tem ciência que contrata toda uma carga histórica, profissional e pessoal, que ele adquiriu ao longo de suas experiências vivenciadas. Porém o funcionário tem de ter em mente que nenhuma organização é igual á outra, logo sua função atual pode exigir atitudes e posicionamentos diferentes dos que anteriormente eram tomados em ocupações anteriores.

Sabendo se inteirar de maneira correta na empresa, fazendo sua função de maneira correta e tomando atitudes que visem sempre o bem estar coletivo de onde se trabalha, sua vaga estará sempre garantida. Para tal, alguns itens podem ser aprimorados, afim de manutenção de sua função.

Empresa de assessoria em Recursos Humanos em Curitiba

Conheça a G4 soluções em RH, uma empresa especializada emprestar assessoria em recursos humanos em Curitiba. Nosso principal diferencial são as competências, habilidades e atitudes do corpo diretivo da G4 Soluções em RH. Atendemos nossos clientes de maneira ética, transparente e profissional, sempre na resolução de seus problemas, criando parcerias duradouras e sustentáveis. Ligue: (41) 3019-5068/ (41) 301942-96 ou acesse: http://www.g4rh.com.br/

contratação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
Abrir chat